quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A mídia e o consumo: vendedores de uma felicidade ilusória





Segundo informam alguns sítios da internet, o brasileiro passa em média três horas por dia em frente à televisão. Sabe-se que a maior parte do que se é transmitido na grande mídia nacional está intimamente vinculado ao mercado, as grandes empresas, multinacionais e ao capital financeiro. Esses são os grandes patrocinadores dos programas mostrados diariamente nas grandes emissoras do país.

Uma vez que defendem interesses comerciais, o que essa parte da mídia mostra, quase em nada acrescenta ao crescimento – intelectual ou cultural – que objetive numa melhor formação de um cidadão crítico e atento aos problemas do país e da comunidade em que estão inseridos.

O destaque dessa informação se deve ao fato de que, além de não desenvolverem seu senso critico, esse contingente dedica grande parte do seu tempo livre em frente à televisão, tornando-se alvos fáceis para que as empresas, através da grande mídia, exponham seus produtos tão “magicamente”, que resistir ao apelo consumista, torna-se algo extremamente difícil para essas pessoas.

Assim, influenciados pelos meios de comunicação, essa massa consumista e acrítica consome cada vez mais sem ao menos se dá conta porque o faz. O mais grave é que além do consumo desenfreado, essas pessoas não percebem que suas personalidades e seu modo vida estão sendo moldados direto ou indiretamente pelos gigantes do capital que através da grande mídia, escoam seus produtos para essa massa “alienada” e faz do consumismo um ilusório padrão de vida ideal.
Kico Seridó.

2 comentários:

  1. Kico, Parabens pelas observaçoes, e por ter colocado em palavras o que eu, no auge de minha Leiguise Penso. Alem do Censo Critico que lhe eh caracteristico, e da visao aberta para a Sociedade. Continue escrevendo neste blog Textos desse genero, Que serei seu Leitor mais Assiduo!! Parabens mesmo, nao so por este, mas por todos os seus textos. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Kiko aqui é Wilson Filho, cursamos o mesmo curso e moramos lá na campus II. Cara, tô muito feliz por ver vc escrevendo, pois tais registros são de grande importância para que na atualidade e posteridade os moradores dessa sua cidade saibam e lembrem que existe uma cabeça pensante como a tua. Parabéns gigante, estarei sempre por aqui te visitado virtualmente.

    ResponderExcluir